Atualidade

Temperaturas vão subir a partir de sábado

O tempo quente vai marcar o fim de semana e vai prolongar-se até quarta-feira, com as temperaturas máximas a variar entre 32 e 42 graus e as mínimas a ultrapassar os 20.

Maria João Frada, especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.

“Esta massa de ar tropical vai dar origem a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus Celsius em alguns locais, com exceção das terras altas”, justificou acrescentando que “hoje é ainda um dia fresco com muita nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, mas a partir de sábado regressa o tempo quente e é um cenário previsível até segunda, terça ou mesmo quarta-feira”.

A meteorologista salientou também que as noites vão ser tropicais, variando entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.

De acordo com Maria João Frada, este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado.

O IPMA emitiu esta quinta-feira um ‘Aviso Amarelo’ para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados das temperaturas mínimas e máximas.

A medida para o continente vai estar em vigor entre as 13h00 de sábado e as 07h00 de domingo. Emitiu também um ‘Aviso Laranja’ para as regiões montanhosas da ilha da Madeira na sexta-feira e sábado.