Atualidade

Nadadora chinesa acusa menstruação por derrota olímpica

Há quem diga que era uma desculpa para não fazer as aulas de Educação Física na escola, mas pelos vistos não é bem assim. Que o diga Fu Yuanhui. A nadadora chinesa diz que ficou afastada do pódio nos 4×100 metros estafetas por estar menstruada.

“Não acho que tenha nadado muito bem hoje. Sinto que desapontei as minhas colegas de equipa”, disse ao canal de televisão da China, CCTV, pouco depois da prova, no domingo.

“A minha menstruação veio ontem e sinto-me especialmente cansada. Mas isso não é desculpa, eu não nadei bem o suficiente”, reconheceu.

Fu Yuanhui ficou em 4º lugar na prova. Aos 20 anos é a sensação da natação chinesa e tornou-se famosa pelas entrevistas virais que dá. Com as declarações da menstruação, ganhou mais fãs no seu país natal e no mundo.

A nadadora arrecadou a medalha de bronze nos 100 metros costas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ficou empatada com uma atleta canadiana, com o tempo 58.76 s. Só soube que iria subir ao pódio através da jornalista. Na entrevista, que logo se tornou viral, disse que tinha usado “toda a energia mística” numa prestação, mas a sua reação de surpresa merece ser revista:

Fu é muito expressiva e alegre. “Às vezes penso se não fui demasiado doida. Mas agora, como estou a receber tanto amor de toda a gente e todos os cantos do mundo, acho que são todos igualmente doidos. Só queremos rir, amar e viver alegremente. Sinto-me abençoada por saber que faço cada um de vós sorrir”, escreveu na sua página de Facebook.