Atualidade

Morreu a estilista parisiense Sonia Rykiel

Era a ‘rainha das malhas’ e uma das estilistas francesas mais reconhecidas. Sonia Rykiel morreu esta quinta-feira aos 86 anos, vítima de complicações derivadas de Parkinson, doença que sofria há mais de duas décadas.

O anúncio da morte foi feito à agência de notícias AFP por Nathalie Rykiel, filha e atual consultora da marca com o mesmo nome da estilista. Sonia faleceu pelas 05h00 na sua casa em Paris.

É a ela que devemos a criação da camisola de malha. ‘Poor Boy Sweater’ é o nome da peça de roupa, com mangas compridas, gola mais alongada, colada ao corpo e de malha. O facto de ter sido a famosa cantora Françoise Hardy a usá-la na capa da Elle nos anos 60 também ajudou a torná-la um ícone da moda mundial.

Poor Boy Sweater

O seu trabalho no knitwear (malhas) trouxe também mais liberdade à silhueta feminina daquela década. “Tornei-me a rainha das camisolas de malha sem sequer saber como se faz uma”, revelou numa entrevista.

A doença de Parkinson foi-lhe diagnosticada nos anos 1990, mas nunca deixou de trabalhar. Passou a ‘pasta’ da empresa à filha em 2007.

Em 2004 esteve na ModaLisboa a convite da organização para desfilar uma das suas coleções. Em 2009 apresentou a sua coleção especial com a marca de moda rápida H&M.

As coleções posteriores, desenhadas por Julie de Libran, mantiveram-se fiéis à dona da marca. As propostas para o outono/inverno 2015 na semana da moda de Paris passaram até a filme. As irmãs Elizabeth e Georgia May Jagger foram as protagonistas da campanha primavera/verão 2015.

Esta quinta-feira as redes sociais de Sonia Rykiel publicaram a mesma fotografia da estilista:

Sonia Rykiel

Fotos: Reprodução/ Twitter