Lifestyle

Cuidados com os aperitivos típicos do verão

O verão reúne várias condições que levam a uma alteração dos hábitos alimentares e de estilo de vida que podem resultar num aumento de peso até 5 quilos. São pequenos prazeres, ou melhor aperitivos, que com o bom tempo e a agitação da vida social nos levam a aumentar o consumo de batatas fritas, croquetes ou bebidas alcoólicas.

Não irá engordar 5 quilos se consumir estes alimentos moderadamente. O problema é que estes pequenos petiscos substituem frequentemente refeições, desregulando o organismo. “Este desregulamento ultrapassa muitas vezes a época das férias e do verão, entrando na nossa rotina e traduzindo-se em stress e falta de sono”, explica a PronoKal Group, empresa que aposta num tratamento médico de perda de peso baseado numa dieta proteinada que visa a reeducação dos hábitos alimentares.

Consulta em www.pronokal.pt qual é o seu peso ideal. E para que possa manter o teu peso e não aumentá-lo com os excessos no verão, a especialista em nutrição do Método, Graciela Moreira, partilha algumas dicas e conselhos sobre as opções mais saudáveis para um aperitivo, permitindo-lhe desfrutar da companhia dos amigos e dos dias quentes e longos sem medo de aumentar o ponteiro da balança.

Para começar, deve evitar as batatas fritas de pacote ou pré-fritas, batatas bravas, croquetes e azeitonas.
Tanto as batatas fritas de pacote ou pré-fritas como as batatas bravas apresentam excesso de gordura e sal, pelo que idealmente devem ser substituídas por chips de vegetais, como cenoura, beterraba ou rabanete. Os croquetes fornecem muitas calorias devido ao molho béchamel e à gordura da fritura e as azeitonas, apesar de serem boas pelo ácido oleico que fornecem, devem ser consumidas com prudência. Isto porque são uma fonte de gordura, principalmente de ácido oleico, que apresenta propriedades benéficas para proteger o coração. Como o fornecimento ideal de gordura é de cerca de 20%, recomenda-se uma porção de 25-35 gramas, que equivale a 7-10 unidades.

Por outro lado, as tapas ou aperitivos que têm como ingredientes principais os vegetais, os peixes e mariscos com baixo teor de gordura são os mais aconselhados.
Os aperitivos que têm vegetais fornecem antioxidantes, os que têm peixes azuis como o salmão, a anchova e o atum dão-nos o ómega 3, e os mexilhões fornecem uma boa porção de ferro. “Gaspacho, espetadas com vegetais, peixe, frango ou mariscos, vegetais salteados, pimentos recheados, legumes grelhados, guacamole e camarão, polvo galego, são apenas alguns exemplos” refere Graciela.

Quanto às bebidas alcoólicas, tão utilizadas nos cocktails de verão, a recomendação é a seguinte: evitar bebidas brancas e optar antes por cerveja ou vinho. A cerveja possui uma maior quantidade de hidratos de carbono e vitaminas do grupo B, além de apresentar uma menor proporção de álcool que o vinho. As calorias fornecidas por cada copo de 100ml (1/2 copo) vão desde 45 Kcal no caso da cerveja normal a 70Kcal no vinho. Se a ideia é evitar o consumo elevado de calorias, a opção da cerveja 0% (20-25Kcal) seria a mais aconselhada, além do benefício de não consumir álcool. Relativamente ao vinho, demonstrou-se que tem grandes benefícios a nível cardiovascular e potentes antioxidantes. Graciela Moreira afirma que “ambas as bebidas podem ser consumidas, dependendo tudo da quantidade que é ingerida. O ideal é não exceder um copo por dia de vinho e entre um e dois copos de cerveja por dia.”