Saúde & bem-estar

Medicamento ajuda cães com fobia ao barulho

Quem nunca assistiu à reação de um cão quando ouve trovoada ou fogo de artifício? Uns fogem e escondem-se, outros ladram insistentemente. Fique a saber que isso não é um comportamento normal, apesar de ser frequente. É mesmo uma fobia. Mas agora parece que há uma solução definitiva à vista. ‘Sileo’ é o nome do medicamento que promete ajudar os seus animais de estimação a vencer o medo ao barulho.

A medicação, a primeira a ser aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), equivalente ao nosso INFARMED, inibe a norepinefrina, composto químico do cérebro associado à ansiedade e à reação ao medo.

Até agora havia diversos métodos para acalmar o cão, mas nenhum com uma base científica. São pelo menos 40% os cães que vivenciam ansiedade provocada pelo ruído, mais pronunciada durante o verão. De acordo com os profissionais de Medicina Veterinária, há casos de animais que fogem para esconderijos tão apertados que acabam por ficar entalados. Também há os que roem maçanetas de porta, que se atiram contra janelas ou correm no meio do trânsito para tentar fugir aos choques inexplicáveis de barulho nas trovoadas e à luz faiscante do relâmpago.

O ‘Sileo’ equivale a uma quantidade mínima de um remédio aprovado como sedativo para pequenos procedimentos veterinários – um gel que é colocado entre a bochecha e a gengiva do cachorro, sendo absorvido em meia hora. O medicamento foi testado durante 2 anos, sendo que no final da investigação 75% dos animais não ficaram perturbados com o barulho.