Saúde & bem-estar

Estudo revela qual a melhor altura para as mulheres deixarem de fumar

Parar de fumar é, talvez, o desafio mais comum entre as pessoas e aquele que mais vezes resulta no fracasso. Perder este hábito não é fácil, mesmo existindo uma série de dicas, truques e teorias que se dizem eficazes.

Depois da Universidade de Harvard ter revelado a melhor técnica para deixar de fumar, a Universidade de Pennsylvania vai mais longe e encontra a solução para o sexo feminino. Como conta o site da universidade, as mulheres podem perder mais facilmente o hábito de fumar se tentarem na segunda fase do seu ciclo menstrual.

Mas vamos por partes e comecemos pela explicação do que é o ciclo menstrual, que é nada mais do que o período entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. Trata-se de um período de 28 dias divididos em duas fases distintas: a primeira corresponde ao período que compreende o primeiro dia de menstruação e o 14º dia, a segunda vai do 15º ao 28º dia.

De acordo com o estudo, é nesta segunda fase de ciclo menstrual que as mulheres podem ter mais sucesso na hora de deixar de fumar uma vez que as regiões do cérebro relacionadas com as boas decisões estão mais ativas e a funcionar na plenitude, o que não acontece na primeira fase, verificando-se uma menor atividade.

Mas é também nesta altura que as hormonas relacionadas com a sensação de recompensa estão mais baixas, o que também não acontece nos primeiros 14 dias e faz com que o tabaco seja visto como algo merecido.