Atualidade

Inglaterra gela frente à Islândia no adeus à Europa e treinador demite-se

Ainda nos oitavos-de-final do Euro2016, a seleção islandesa surpreendeu a congénere inglesa com uma vitória sem contestação em Nice, gelando as aspirações de quem nunca era arrumado no tempo regulamentar desde o Euro 2004 em Portugal.

A estreante Islândia, saída do mesmo grupo F de Portugal, provou esta segunda-feira (27) que não há vencedores antecipados e que em competições como a que França acolhe não há favoritos antes de a bola rolar. E, sem referendo popular, mas ousadia adversária, os britânicos acabaram por ser surpreendidos, esta segunda-feira com o ‘Brexit’ também no futebol.

A Inglaterra entrou praticamente a ganhar, através de grande penalidade aos quatro minutos convertida por Wayne Ronney, mas os islandeses não demoraram a empatar por intermédio de R. Sigurdsson quando os adversários ainda festejavam o primeiro golo da partida. Aos 19 minutos apenas os vikings ficavam em vantagem com o golo de Sigthórsson.

O resultado inesperado manteve-se inalterado até ao fim, traduzindo a proeza de uma equipa que não sente o peso de ser novata em europeus. Segue em frente com um convincente 2-1 (uma vantagem que até podia ter aumentado) e, no próximo sábado, defrontará a anfitriã França.

Na sequência da derrota, e consequente eliminação do Euro2016, frente à Islândia, o treinador, Roy Hodgson, técnico da seleção inglesa desde 2012, demitiu-se e a Federação inglesa aceitou o pedido.