Atualidade

DECO diz qual o supermercado onde poupa mais

Uma escolha acertada no supermercados na hora de fazer as compras pode permitir aos portugueses fazer uma poupança entre os 300 e os 500 euros por ano. Esta é uma conclusão tirada pela DECO após um levantamento de informações, no qual procurou perceber quais são os supermercados mais caros e os mais baratos.

Nos últimos três anos, o estatuto de mais barato pertenceu, consecutivamente, ao ‘Jumbo’, no entanto, este ano, o Continente ganhou vantagem no ranking feito pela associação de consumidores, seja nos produtos de marca ou de marca branca. Ainda assim, a diferença não é muita.

O coordenador do estudo, António Souto, explica que as promoções constantes e a guerra de preços estão a favorecer os consumidores.

Para fazer este ranking, a Deco analisou mais de 46 mil preços e visitou quase 500 lojas em todos os distritos do país, criando cabazes de consumo com produtos de marca ou marca branca.

Nas contas da associação de consumidores, em Portugal continental, um cabaz de produtos para uma família média custa no Continente menos 5% do que no Jumbo e menos 12% do que no Intermarché ou Pingo Doce. O Minipreço e o Lidl apresentam preços 18% a 19% mais caros, em média, respetivamente.

Há, ainda assim, diferenças que podem ser relevantes conforme as regiões do país e o tipo de produtos habitualmente comprados por cada consumidor, o que leva a Deco a aconselhar uma visita ao site do estudo para que cada consumidor simule o seu cabaz habitual de produtos na zona onde faz compras.