Atualidade

Ucrânia venceu o Festival Eurovisão da Canção com tema político

O grupo ucraniano Jamala, com o tema “1944”, conquistou ontem, dia 14 de maio, a 61.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. Foi a segunda vitória deste certame para esse país, desta feita com uma música politizada que apela à paz mundial, tendo como base as fatídicas deportações dos tártaros da Crimeia, feita por Josef Estaline no ano que está presente no nome da canção.

Curiosamente, no segundo posto deste certame que teve lugar em Estocolmo, na Suécia, ficou a Rússia com o tema de Sergey Lazarev, “You Are The Only One.” A Austrália completou o pódio, com Dami Im a interpretar “Sound Of Silence”, mas o lugar mais alto foi mesmo para a Ucrância com a canção que pode ver e ouvir aqui:

A propósito do terceiro lugar da Austrália, refira-se que esse é o único país concorrente que não pertence à União Europeia de Radiodifusão, apesar de ter transmitido o certame durante as suas últimas 30 edições, chegando em média a 3 milhões de pessoas. Por isso, os australianos foram convidados para a última edição e, este ano, voltaram a competir.

Esta 61.ª edição, que não contou com a participação de Portugal, teve pela primeira vez a atuação de uma estrela internacional, no caso Justin Timberlake.