Atualidade

No 90º aniversário de Isabel II descubra algumas curiosidades sobre a rainha

No dia em que Isabel II comemora 90 anos, o jornal The Independent publica uma série de curiosidades sobre a rainha.

À frente da monarquia inglesa há 64 anos, a soberana está no Guiness pelos vários anos em que está sentada no trono inglês. Mas as indiscrições não ficam por aqui. Sabia que:

A rainha não tem passaporte. Isto porque os passaportes britânicos são passados em seu nome.

Já foi mecânica. Em 1945, a princesa Isabel juntou-se ao exército e trabalhou como mecânica. Diz-se que é das poucas monarcas que consegue mudar um pneu e perceber o que se passa com as velas de ignição.

Tem uma coleção de peixes. Tecnicamente, a rainha é dona de várias espécies de peixes existentes no Reino Unido. Uma lei aprovada pelo rei Eduardo II permite a um monarca ter “peixes reais”, que inclui baleias, golfinhos e esturjões.

A rainha enviou o seu primeiro e-mail em 1976, a partir de uma base do exército.

Isabel II não tem carta de condução. Até porque não precisa: estas (tal como os passaportes) são emitidas em nome da rainha.

Tem muitos (mas mesmo muitos) afilhados. Para além dos oito netos e cinco bisnetos, a rainha tem 30 afilhados, entre os quais vários elementos de casas reais europeus e a modelo Edwina Brudenell e o irmão Earl Charles Spencer.

68 são os anos de casamento com o Príncipe Philip.

12 é o número de primeiros-ministros desde que subiu ao trono – a começar com Winston Churchill até David Cameron.

7  é número de arcebispos da Cantuária que foram líderes da Igreja Anglicana durante o seu reinado.

Tem quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos.

É dona de um castor, uma preguiça e um jaguar… mas não vivem com ela no Palácio de Buckingham, mas sim no Zoo de Londres.

A rainha detém ainda todos os cisnes brancos selvagens e todos os golfinhos, baleias e esturjões num raio de quase 5 quilómetros das costas britânicas

Veja o vídeo da rainha enquanto mecânica no exército inglês: