Saúde & bem-estar

Dorme mal quando a cama não é sua? Já há uma explicação

Estranhar a cama é algo recorrente entre pessoas que dormem fora de casa e existe agora uma razão científica para tal. E nada tem a ver com o colchão.

Segundo um estudo da Universidade de Brown, quando uma pessoa dorme numa cama que não é a sua, metade do cérebro fica em estado de alerta durante a noite, fazendo com que a pessoa não durma tão bem ou de forma tão confortável como se estivesse em casa.

De acordo com os especialistas, na primeira noite em outra cama, por razões que são desconhecidas no momento, há um hemisfério do cérebro, especificamente o da esquerda, que permanece acordado e vigilante durante o sono. É o que é conhecido como “First Night Effect” ou mais popularmente conhecido como “dormir com um olho aberto.”

A equipa que desenvolveu o estudo, analisando 35 jovens saudáveis, concluiu que o lado esquerdo do cérebro manteve-se mais ativo do que o lado direito durante a primeira noite fora de casa, sendo a diferença entre ambas as partes mais notória durante a fase de sono profundo, lê-se na Fox News.

Segundo a autora do estudo Yuka Sasaki, parte do cérebro mantém-se em estado de alerta para que seja possível acordar mais rápido de for necessário, contudo, a normalidade volta com o passar dos dias no novo local.