Lifestyle

Alma Fidalga: uma casa portuguesa com certeza!

Localizada no primeiro andar de um prédio pombalino, numa das artérias do fervilhante centro de Lisboa, “Alma Fidalga” é o novo conceito que acaba de chegar à capital.

Não há dúvidas da sua origem portuguesa! Com decoração vintage, marcada por peças de autor e outras em segunda mão, o Alma Fidalga poderá ser “uma extensão da sua casa.”

Ali, para além da arte de bem receber, não falta o pão e vinho sobre a mesa, como tão bem eternizou Amália Rodrigues, no fado “Uma Casa Portuguesa”.

Mas, nem só de pão e vinho vive o Homem.

Com influências recolhidas de todos os cantos do mundo, não faltam experiências gastronómicas preparadas no dia, com dedicação e paixão, incluindo o sabor das especiarias da Índia, a frescura do peixe cru marinado em sumo de lima ou simplesmente fatiado finamente, o presunto ibérico pata negra ou o queijo Mont d’Or parisiense para os dias mais frios.

_MG_6871 as Smart Object-1

De Itália, em especial da cidade de Milão, não chegam apenas influências gastronómicas, chegou também o nome e o conceito: o Aperitivo, ou seja, a arte de desanuviar depois de um dia de trabalho.

Para uns é tradição, para outros é apenas um feliz acaso. Para a gerência do “Alma Fidalga”, foi um acaso que desejam que se torne tradição em Lisboa. E é tão simples como escolher um cocktail, um copo de vinho ou um sumo de frutas frescas e servirmo-nos, à vontade, das tapas que foram especialmente preparadas e pensadas para acompanhar esse sentimento tão característico e transversal de “final de dia”.

Ao fim-de-semana, este conceito transpõe-se para o “princípio do dia” e chama-se “Brunch”. Mas não é um brunch qualquer. É um brunch do mercado! Pois, desde o leite fresco, às laranjas apanhadas de madrugada, o brunch apenas servirá aquilo que a natureza oferecer nesse dia.

_MG_6813 as Smart Object-1

No fundo, nesta casa não haverá dias iguais, apenas prometem manter a qualidade e a paixão com que nos servem.

Durante a semana, somos convidados a marcar um almoço exclusivo. Apenas possível de experimentar à terça-feira e à sexta-feira.

Tudo o que é servido nesta casa portuguesa pode ser levado para qualquer lugar.

Na hora de pagar a conta, “Almada Fidalga” dá-nos a garantia de não ter um ataque cardíaco. Porque para todos os bolsos, há boas ideias e boas surpresas.

Por último, esta casa portuguesa não estaria completa, se não tivesse à disposição de quem ali entra, todos os produtos utilizados. E com jeitinho, ainda podemos conseguir desvendar algumas receitas e segredos bem guardados.

Nesta casa, também não falta boa música, boas leituras, muitas surpresas e um serviço de conciergerie.

Inês Fonseca Lima e José Gala, 26 e 34 anos respetivamente, são os responsáveis por este espaço onde nos poderemos sentir verdadeiros fidalgos.

Fotografias: Daniel Picado/Alma Fidalga