Lifestyle

Aldeias do Xisto inauguram “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”

Já imaginou subir a Serra da Gardunha tendo como cenário as cerejeiras em flor? Então prepare-se porque a partir deste mês de abril vai poder aventurar-se pelo cenário único da Cova da Beira através da nova “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”, promovida pela Bike Roads Aldeias do Xisto.

Em pleno reino da cereja, por entre vegetação exuberante e paisagens idílicas, as Aldeias do Xisto desafiam a percursos singulares pela Serra da Gardunha. A “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” das Aldeias do Xisto tem nos seus dois primeiros quilómetros de subida, até à chegada à aldeia de Alcongosta, a companhia de extensos pomares de cerejeiras. Com inauguração marcada para 10 de abril, esta nova Subida Épica estreia-se no mês onde a paisagem é única, com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do inverno.

Nos quilómetros iniciais da “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação à povoação. Conhecida como Capital da image003.jpgCereja, a aldeia de Alcongosta destaca-se pelo seu brasão composto por duas cestas de vime com cerejas e um castanheiro, e pelo seu temível pavê, um piso sobre o qual se atravessa toda a localidade durante 1272 metros e uma inclinação superior a 7%.

Enquanto se percorrem as ruelas, podem observar-se as casas pintadas de branco, de onde sobressaem os muitos muros de pedra que fazem fronteira entre as ruas da aldeia e quintais de um verde luxuriante, onde as oliveiras fazem companhia às cerejeiras. A última casa da aldeia, marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, onde se espera uma inclinação média que oscila entre os 6% e os 7%. Aqui, as cerejeiras vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, indispensáveis nos dias quentes.

Ao atingir o último quilómetro de subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo apreciar toda a Cova da Beira, com destaque para as cidades do Fundão e da Covilhã e para a Serra da Estrela. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde o contato com a natureza do campismo e o conforto se encontram em perfeita sintonia.

O projeto Bike Roads Aldeias do Xisto traz a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e, em especial, na Europa. Esta iniciativa passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro.

image008