Atualidade

Velório de Nico confirma a grandeza do artista

A Basílica da Estrela tornou-se pequena no último adeus a Nicolau Breyner. Todos sem exceção quiseram despedir-se de quem nunca será esquecido.

A família esteve no velório do princípio ao fim. Mariana e Constança, as filhas de Nicolau, acompanhadas pela mãe, Cláudia Fidalgo Ramos, foram mesmo as últimas a abandonar o templo muito abatidas pela inesperada perda.

Também Mafalda Bessa, a última mulher do ator de quem este se separou no verão passado, era a imagem da dor. A empresária contou, neste momento difícil, com o apoio dos filhos, nomeadamente do ator Tiago Teotónio Pereira.

Ao longo da noite foram muitas as caras conhecidas que passaram pelo velório do veterano ator, falecido na passada segunda-feira, aos 75 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Em hora de pesar, aquele que deixa marcas na representação e na ficção nacional juntou uma multidão de pessoas que admiravam o seu trabalho e também a forma de ser. Sem ser figura de Estado, Nico levou ao local o novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Primeiro-Ministro António Costa e também o cessante, Pedro Passos Coelho.

A classe de atores também esteve bem representada não faltando nenhum nome. No rosto de todos, a tristeza misturava-se com a admiração que sentiam pelo colega de profissão. Os elogios a Breyner somavam-se enaltecendo sobretudo as qualidades humanas de quem nunca quis ser vedeta e que gostava de ver os outros brilhar.

O funeral realiza-se esta quarta-feira, às 15h00 na Basílica da Estrela, o cortejo fúnebre segue depois para o cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado.

Veja mais fotos do velório aqui.

Fotos: José Gageiro e Alexandra Martins do Vale