Saúde & bem-estar

Sucesso amoroso pode ser ditado por postura corporal

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia concluiu que esticar braços e pernas pode ser a chave para o sucesso amoroso. O estudo defende que posturas expansivas representam abertura, o que garante uma melhor primeira impressão, aumentando as hipóteses de relacionamentos futuros. Além disso, a pesquisa pode ajudar a compreender os relacionamentos contemporâneos, apontando quais comportamentos são mais “atrativos” aos solteiros.

Os pesquisadores, liderados pela especialista Tanya Vacharkulksemsuk, analisaram 144 “encontros rápidos” (speed-dating, em inglês) ocorridos durante um evento em 2007, no qual 12 homens e 12 mulheres conversaram durante 4 minutos. Além disso, os especialistas foram até à Baía de São Francisco e utilizaram seis participantes (3 homens e 3 mulheres). Foram criados dois perfis para cada participante numa aplicação que utiliza a localização do telemóvel para identificar solteiros nas redondezas: um com foto de posturas expansivas e outro com posturas contidas. Após ativar os perfis, com o mesmo nome e idade, os especialistas avaliaram três mil respostas “sim” ou “não” para cada entrevistado.

No final, as respostas foram mais positivas para os perfis e pessoas que demonstravam mais expansividade com a postura corporal. “Esse comportamento faz com que o candidato ao namoro pareça mais dominante. Num mundo onde o sucesso amoroso pode ser determinado apenas após um curto período de interação ou uma foto, os solteiros têm pouco tempo para criar boas impressões”, referiu o estudo.

“A nossa pesquisa sugere que um comportamento dominante não verbal aumenta as hipóteses de ser selecionado como um possível companheiro. Para quem procura relacionamentos online é vantajoso saber como maximizar as suas hipóteses num curto período de tempo”, explicaram os pesquisadores.