Atualidade

Sofia Escobar: “A minha vida deu muitas voltas”

Desde cedo que a jovem vimaranense sonhava “ser atriz e cantora”. Com uma voz melodiosa, Sofia Escobar correu atrás do seu sonho e rumou a Londres onde conquistou o público com a sua interpretação de “Christine”, no musical “O Fantasma da Ópera” e o reconhecimento chegou. Primeiro em terras de Sua Majestade e só depois em Portugal.

Hoje a cantora é um caso de sucesso, mas confessa que “gostava de ter visto o meu talento reconhecido primeiro no meu país”. Algo que só aconteceu posteriormente: “A minha vida deu muitas voltas, continuo a amar Portugal, mas na verdade fui para fora à procura de outras oportunidades e do reconhecimento que não tinha cá. E não sou caso único! Felizmente já conseguimos começar a mudar a mentalidade”.

Jurada do “Got Talent Portugal”, Sofia mostra-se feliz por “este programa estar a fazer um grande papel nesse sentido”: “Já não pode haver dúvidas que Portugal tem muito talento”.

Por outro lado, a cantora considera que a aposta da SIC serve também para “subir a auto estima dos portugueses em geral, pois estão ali pessoas que trabalham, esforçam-se e mostram que não devia ser preciso ir lá para fora para vingarem”. “Devíamos (Portugal) conseguir apostar e reconhecer o talento nacional”, sublinha, crente que “há sempre espaço para a cultura, seja ela qual for”.

“É importante para a população ter acesso a esses momentos culturais, só temos a ganhar com essa aposta”, justifica a artista relembrando que “podemos nem todos ter lugar no palco mas com certeza temos sempre lugar na plateia”.

sofia_escobar1

Regresso ao teatro

A preparar o regresso ao teatro com o musical de homenagem ao Pantera Negra – “Eusébio – um Hino ao Futebol”, Sofia apela para que “as pessoas consumam mais esse tipo de espetáculos”.

A menos de duas semanas da estreia no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, confessa que “este é um projeto muito especial”: “Todos aqueles que estão envolvidos têm noção que temos em mãos um espetáculo muito bonito, com uma história maravilhosa de vida”.

Deslumbrada com o rumo da homenagem, “embora não seja apreciadora de futebol”, Sofia mostra uma grande admiração pelo homem que deu o mote ao musical: “o Eusébio não foi só um grande futebolista, foi uma enorme pessoa, um bom exemplo em muitos aspectos da sua vida e principalmente um ser humano muito inspirador, no sentido de ter nascido num meio pequeno, nunca ter tido ‘cunhas’, e apesar da dificuldade para se tornar num grande futebolista, nunca desistiu e com empenho e dedicação conseguiu lá chegar, mostrando que nada é impossível”.

Pronta para “enaltecer o carater” da lenda, a jovem terá a seu lado para a desempenhar a tarefa, Cláudia Semedo, Diogo Amaral, João Ricardo, entre outros.

“Eusébio – Um Hino ao Futebol” estreia dia 6 (onde estará até 17 de Abril), seguindo depois para o Porto, onde ficará em exibição entre 13 e 15 de maio, também no Coliseu.

sofia_escobar

Fotos: Alexandra Martins Do Vale