Saúde & bem-estar

Saiba qual o alimento mais cancerígeno

A carne processada – como bacon e enchidos – é o alimento mais cancerígeno. De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde, a ingestão diária de 50 gramas destas carnes aumentam em 18% a possibilidade do cancro colorretal.

O grande problema deste alimento é a quantidade de nitratos que vem do sal usado para estas carnes. Os nitratos que são transformados em nitritos dentro da nossa boca seguem para o estômago, que converte os nitritos em compostos cancerígenos. O melhor remédio para contrariar este processo é o consumo de produtos ricos em antioxidantes como a vitamina C. Acontece que grande parte das pessoas que consome estas carnes regularmente não tem uma alimentação saudável.

Além da possibilidade de cancro, o consumo destas carnes pode ainda aumentar o risco de se desenvolver diabetes do tipo 2, devido à quantidade de gorduras saturadas, sal e nitratos. Estas são razões mais do que suficientes para começar a cortar este tipo de carnes da sua alimentação habitual.