Atualidade

Marcelo registou o seu estilo no 1º dia como Chefe de Estado

O novo Chefe de Estado tomou posse do cargo esta quarta-feira, perante os 230 deputados e os mais de 500 convidados que marcaram presença na cerimónia oficial.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a pé, marcando um estilo informal e descontraído, cumprimentando todos os que o observavam surpreendidos, “furando” assim o protocolo à chegada à Assembleia da República.

O vigésimo Presidente da República portuguesa apelou no seu discurso, à unidade nacional e à importância de “cicatrizar feridas destes tão longos anos de sacrifícios”, substituindo-as por “novas convergências”, sublinhando que “o que nos une é muito mais importante e duradouro do que aquilo que nos divide”.

Marcelo Rebelo de Sousa e Cavaco Silva apertaram as mãos depois da passagem de testemunho, seguindo-se a longa sessão de cumprimentos.

O Presidente da República saiu da Assembleia da República e dirigiu-se ao Mosteiro dos Jerónimos onde colocou uma coroa de flores junto dos túmulos de Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama.

Agora, está em Belém a almoçar pela primeira vez na sua nova residência oficial. Entre os convidados estão o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o rei de Espanha, Felipe VI.

Fotos:DR