Lifestyle

Destinos “escondidos” para city breaks

O primeiro feriado do ano está a chegar e a momondo sugere city breaks de destinos que ainda não foram descobertas pelos turistas, o que significa que não vai precisar de lidar com locais sobrelotados.

Bolonha, Itália
Esta é uma cidade repleta de eventos culturais e curiosidade criativa. Visite a famosa Fonte de Neptuno, descanse nas praças decoradas com graffitis com vista para palácios românticos e grandes basílicas, visite os estúdios dos artistas locais no antigo bairro judeu e os espaços de arte contemporânea no bairro de Saragozza. No final do dia, renda-se ao acolhimento internacional típico das muitas trattorias e osterias onde poderá experimentar vários aperitivos italianos.

Bolonha, Itália
Bolonha, Itália

Glasgow, Escócia
Glasgow é conhecida pela sua simpatia e combina uma forte herança proletária com o hedonismo moderno entre os edifícios típicos do período Vitoriano e dos restaurados armazéns do século XVIII. Visite o famoso mercado de Barras, coma frutos do mar na Cidade do Comércio e descubra as homenagens Art Nouveau presentes em toda a cidade. E se o dia estiver muito frio ou chuvoso, aproveite para visitar os museus ecléticos da cidade (muitos deles de entrada gratuita) ou para beber um uísque num dos muitos bares locais, com música ao vivo e com a contagiosa personalidade Escocesa.

Córdoba, Espanha
Os antigos bairros judeus e muçulmanos são um emaranhado de ruas sinuosas e estreitas. Outrora o maior e mais importante centro cultural da Europa, esta cidade anciã mantém a sua fascinante mística mourisca. A incontornável pérola da cidade é a Mesquita de Córdoba, um testamento do seu ilustre e sofisticado passado. Para conseguir um sabor da Andaluzia moderna (e da sua deliciosa gastronomia), visite a Plaza de las Tendillas ou as belas margens do rio Guadalquivir.

Bergen, Noruega
A pura elegância nórdica da cidade velha de Bryggen, é feita de ruas de madeira, encantadoras linhas de edifícios que se inclinam uns sobre os outros e sublimes paisagens de montanhas e vales vertiginosos. Situada entre fiordes e colinas, Bergen é surpreendentemente vibrante. Pode passar horas a observar os artistas que pintam paisagens marinhas junto à água, enquanto come uma sandes de caranguejo em Fisketorget e se delicia com um skillingsboller (bolo de canela) acabado de sair do forno num café acolhedor.

Utrecht, Holanda
A apenas 30 minutos de Amesterdão, cheia de alunos (e preços apropriados para os mesmos) e Holandês por excelência, o velho Utrecht é o segredo mais bem guardado dos Países Baixos – o seu ambiente jovem, descontraído e progressivo é sua melhor característica. O que fazer em Utrecht? Passear de barco, andar de bicicleta pelos parques cheios de árvores e lanchar croquetes em Oudegracht antes de subir os 465 degraus da impressionante Dom Torre para ver as fantásticas vistas panorâmicas, são apenas algumas opções.

Utrecht, Holanda
Utrecht, Holanda

Montpellier, França
Confiante e multicultural, calma, mas cheia de classe, a ensolarada cidade de Montpelier exala a elegância Mediterrânica sem perder o seu espírito jovem. Largas avenidas ladeadas por casas elegantes e encantadoras praças com fontes cobertas de musgo contrastam com as ruas sinuosas da cidade velha e com as belas praias que surgem à sua frente. Visite o distrito de arquitetura progressiva de Antígona ou perca-se na selva do Jardin des Plantes. E claro, existem dezenas de bares de vinho onde poderá passar a sua noite.

Leipzig, Alemanha
Mestres como Bach e Wagner, Goethe e Nietzsche viveram nesta cidade, intitulada como “The Hero City” devido ao seu papel crucial na queda do Muro de Berlim. Tem lagos e florestas espalhadas por toda a paisagem urbana, e é dotada de todos os estilos arquitetónicos, desde o barroco ao pós-moderno. Passeie pelos estúdios de artistas na boêmia Baumwollspinnerei, relaxe enquanto bebe uma cerveja e caminhe pelo distrito Moritzbastei ou dance ao som de música techno ao estilo de Berlim até que o sol se ponha.

Antuérpia, Bélgica

O seu passado rico em comércio torna-se evidente devido à existência de barcos de todas as formas e tamanhos por toda a cidade, no porto internacional de Antuérpia. Contemple a herança do património Flamengo no distrito das docas ou nas casas e jardins do grande mestre Rubens. Admire a impressionante estação ferroviária central, e as pedras que tornam a cidade famosa pelo seu comércio de lapidação de diamantes. Uma expedição belga não ficaria completa sem experimentar os mexilhões e batatas fritas – e waffles belgas, é claro.

Antuérpia, Bélgica
Antuérpia, Bélgica

Bratislava, Eslováquia
Rodeada de vinhas e montanhas densamente florestadas, e no cruzamento entre Viena, Praga e Budapeste, a capital da Eslováquia é tanto uma aldeia rural presa no passado como uma cidade europeia firmemente virada para o futuro. Fazer um passeio de barco pelo Danúbio é uma excelente forma de ver a cidade e as muralhas do castelo oferecem vistas fabulosas. A sopa de alho e o bryndza (queijo de ovelha cremoso) são as especialidades da zona e não pode mesmo perder a oportunidade de ir a um dos lugares reservados, mas amigáveis para um copo de brandy Borovicka.

Basileia, Suíça
Basel pode ser pequena, mas o seu cenário artístico é enorme. O sentido estético da cidade é impressionante e está presente em toda parte, desde museus fantásticos à uma arquitetura elegante, a restaurantes lojas sofisticadas. Descubra roupas, livros e joias em segunda mão no mercado Petersplatz, apanhe boleia de um barco movido apenas pela corrente do rio ou vá até à românica e gótica catedral Muenster para ver o rio Reno, de frente para a Alemanha.