Atualidade

Temperaturas vão descer até seis graus

As temperaturas mínimas e máximas vão descer entre quatro e seis graus Celsius hoje e terça-feira, na generalidade do território, disse à agência “Lusa” o meteorologista Ricardo Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“De realçar para hoje uma descida da temperatura máxima entre os quatro e os seis graus, podendo chegar aos oito graus nas regiões do interior norte e centro”, adiantou o especialista, salientando que na terça-feira “as mínimas também descem na mesma ordem de grandeza”.

Além disso, o dia de hoje vai ser marcado pela nebulosidade e precipitação: “Vamos ter períodos de chuva no litoral norte e centro, que vão estender-se gradualmente às regiões do interior a partir do final da manhã, passando depois a regime de aguaceiros que serão de neve acima dos 1400 metros”.

Já para amanhã “prevê-se um dia com nebulosidade, mas já sem precipitação. O vento vai tornar-se fraco e estamos a prever uma descida da temperatura mínima entre os três e os seis graus, podendo em alguns locais chegar aos oito”.

Assim, de acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira as temperaturas mínimas vão situar-se entre os 5 e os 10 graus Celsius na generalidade do território, sendo um pouco abaixo dos 5 graus no interior norte e centro: “As máximas que estiveram no domingo bastante elevadas, acima dos 20 graus, vão descer para valores próximos dos 15 graus, sendo de 10 graus no interior norte e centro”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do final da manhã e períodos de chuva no litoral norte e centro, estendendo-se progressivamente às restantes regiões, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de neve acima de 1400 metros.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, soprando moderado nas terras altas até ao início da manhã e pequena descida de temperatura. Nos Açores vai estar céu muito nublado, com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca para o fim do dia e vento sudoeste moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 16 graus celsius, no Porto entre 12 e 15, em Viseu e Vila Real entre 09 e 13, em Bragança entre 06 e 13, na Guarda entre 07 e 10, em Coimbra entre 12 e 15, em Castelo Branco entre 09 e 14, em Santarém entre 13 e 17, em Évora entre 10 e 15, em Beja entre 12 e 16, em Faro entre 15 e 19, no Funchal entre 12 e 20, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 13 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.