Atualidade

Descida da temperatura e ciclone nos Açores

As temperaturas mínimas vão descer entre três e cinco graus Celsius de sexta-feira para sábado, prevendo-se tempo frio. “Para o fim de semana, estamos a prever uma descida da temperatura mínima entre três e cinco graus. A máxima não vai registar alterações significativas”, disse Madalena Rodrigues, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à agência “Lusa”.

A especialista referiu, ainda, que durante esta quinta-feira vai ocorrer precipitação forte no Minho e Douro litoral devido à passagem de uma superfície frontal: “Esta situação vai progredindo de norte para sul, mas diminuindo de intensidade. Não se prevê precipitação forte na região sul. O vento será fraco a moderado do quadrante sul, rondado para o quadrante noroeste e soprando por vezes forte no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e terras altas”.

Na sexta-feira, prevê-se apenas alguma nebulosidade até ao final da manhã, mas depois deverá predominar o céu pouco nublado ou limpo. “Amanhã (sexta-feira), já teremos uma descida da temperatura mínima entre quatro a cinco graus nas regiões do litoral e dois a três nas restantes regiões. No sábado vamos ter uma nova descida da mínima”, adiantou.

Segundo a meteorologista, no sábado preveem-se valores negativos da temperatura mínima nas regiões do interior: “No sábado, a descida será em todo o território”.

O IPMA prevê para sábado temperaturas mínimas de quatro graus negativos nas Penhas Douradas, três negativos em Bragança, dois negativos na Guarda, quatro (positivos) em Lisboa e no Porto e oito em Faro.

Quanto a domingo, está prevista precipitação fraca e na segunda-feira calcula-se nova descida da temperatura.

Ciclone tropical Alex deve atingir hoje os Açores
O IPMA informou que o ciclone tropical Alex deve atingir os Açores no final do dia desta quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.

A meteorologista Vanda Costa, da delegação regional dos Açores do IPMA, informou que o ciclone tropical “deve manter a sua força, nas próximas 48 horas, e chegará aos Açores no final do dia de quinta-feira, prolongando-se até sexta-feira”. Prevê-se que o ciclone tropical atinja os grupos central (ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge) e oriental (São Miguel e Santa Maria) do arquipélago.

Assim, nas próximas horas o instituto deverá emitir avisos meteorológicos de acordo com o evoluir da situação