Lifestyle

Saiba como proteger o seu Android

Cada vez mais os smartphones contém informações privadas dos seus utilizadores. Por isso, torna-se importante torná-lo seguro, para proteger os seus dados.

Veja quatro dicas para os utilizadores do Android, garantirem a segurança do aparelho:

1 – Ative um código de desbloqueio
Seja uma palavra-passe, um código PIN, um padrão ou até mesmo uma impressão digital é importante que o seu smartphone contenha uma delas. Caso o perca ou o deixe ao alcance de alguém mal intencionado, será mais difícil que alguém tenha acesso ao interior do seu smartphone. Nas definições do Android deverá abrir as definições de Segurança e definir o bloqueio de ecrã que quiser.

2 – Tenha uma cópia de segurança da sua conta Google
É importante que toda a sua informação que circula pela conta Google, sejam os contactos, os e-mails ou as aplicações estejam seguros e que até, facilmente, lhes consiga aceder em qualquer lugar. Nas definições do seu smartphone deverá aceder a Cópia de segurança e reposição e verifique se a opção Fazer cópia de segurança dos meus dados está activa. Novamente nas definições deverá aceder a Contas e em seguida seleccionas Google. Selecione a sua conta e faça uma gestão do que pretende manter sincronizado.

3 – Ative a cópia de segurança automática da suas imagens
A melhor aplicação para o fazer é através da aplicação da própia Google para o efeito, a Google Fotos. Com a Cópia de segurança e sincronização ativos no Google Fotos, terá sempre as suas fotografias e vídeos salvaguardados na conta Google e poderá aceder-lhe em qualquer lugar através do browser.

4 – Ative o “Não Monitorizar” no Google Chrome
A maioria dos utilizadores Android utiliza o Chrome como browser principal. A cada vez que visita um site está a fornecer informação sobre as suas práticas e isso pode fazer com que alguns desses sites lhe forneçam conteúdos, anúncios ou recomendações que não solicitou. Ao ativar a opção Não Monitorizar nas definições de Privacidade do próprio browser livra-se da informação não desejada.