Atualidade

Mau tempo: Quatro distritos em aviso laranja

Os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja, entre as 12h00 e as 18h00 de hoje, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

A meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, disse à agência “Lusa” explicou que os avisos se devem à previsão de “precipitação forte e persistente”, em particular nas regiões norte e centro. Além disso, adiantou que “o território do continente está sob aviso de precipitação, aviso de rajada e aviso de agitação marítima”, que irá iniciar-se na segunda-feira.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Ângela Lourenço referiu que a agitação marítima far-se-á sentir essencialmente na segunda-feira, com ondas que poderão atingir os 5 e os 5,5 metros durante o final da manhã e o início da tarde.

Esta situação atingirá a costa ocidental a norte do Cabo Raso, nomeadamente os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa.