Lifestyle

Talvez queira pensar duas vezes antes de acabar as mensagens com ponto final

Um estudo da Universidade de Binghamton, em Nova Iorque, sugere que terminar uma mensagem com um ponto final pode transmitir falta de sinceridade.

Para testar se o ponto final se tinha ou não tornado num problema social no contexto da SMS, a equipa de investigadores apresentou a 126 estudantes uma série de conversas enquadradas tanto em mensagens de texto como em notas manuscritas.

Quando as respostas às mensagens eram seguidas de um ponto final, os participantes do estudo avaliaram a resposta como menos sincera do que quando não era utilizada pontuação. Mas, o mesmo efeito não se analisou quando os estudantes analisavam as notas manuscritas.

Segundo as conclusões deste estudo, a forma correta de terminar uma frase, no que à pontuação diz respeito, é, neste caso, um ato de guerra psicológica contra o interlocutor.

A principal autora de estudo, Celia Klin, explica que as mensagens de texto são escassas em “muitos sinais sociais utilizados nas conversas cara-a-cara. Quando falam, as pessoas transmitem facilmente informação social e emocional com olhares, expressões faciais, tom de voz, pausas entre outras coisas. As pessoas não podem, obviamente, usar estes mecanismos nas mensagens de texto. Assim, faz sentido que os ‘texters’ confiem no que têm à disposição – emoticons (ou emojis), erros de ortografia deliberados que imitam sons e, de acordo com os nossos dados, pontuação”.

Assim, a pontuação (ou falta dela) também pode ser utilizada ou percebida como expressões emocionais que não podem ser expressas numa conversa mediada por aparelhos tecnológicos.