Sugestões de Natal

Sugestão de Natal: Rabanadas à “Mamma Mia”

O Natal é uma época de festa onde familiares e amigos se reúnem à volta de uma boa mesa. Uma época de tradições gastronómicas onde as sobremesas e particularmente as rabanadas fazem parte das nossas melhores memórias. Se quiser surpreender os seus familiares nesta época festiva, os chefes Nuno Ferreira e André Portas deixam-lhe uma sugestão inovadora tornando ainda mais deliciosa esta sobremesa tradicional portuguesa.

Apaixonados pela culinária italiana, os dois chefes dirigem a cozinha e o restaurante “Mamma Mia”, situado na rotunda do Marquês, no coração da cidade Invicta. A paixão pelas texturas e sabores dos alimentos uniram estes dois amigos, que juntos dão asas à imaginação e criam pratos de “comer e chorar por mais”, como é o caso das “Rabanadas à Mamma Mia”. À tradicional receita, Nuno Ferreira, de 34 anos, e André Portas, de 40, juntam-lhe outro doce especial e também natalício: o leite-creme (também conhecido como leite à inglesa). “Esta receita não era para sair assim, surgiu por acaso”, contou Nuno Ferreira, acrescentando que todas as experiências culinárias passam pelo aval dos dois. “Formamos uma excelente equipa, porque acho que colmatamos as falhas um do outro. Além disso existe uma confiança total entre nós”, afirmou o mais novo dos chefes. “O facto de trabalharmos juntos fortaleceu a nossa amizade, conseguimos lidar muito bem com a nossa relação pessoal e profissional”, referiu André Portas.

E como a época natalícia é sobre amor, amizade e solidariedade, aqui fica a receita para partilhar com aqueles que mais ama:

Rabanada à Mamma Mia

Ingredientes para o leite-creme (leite à inglesa):

1/2 L de leite

125 Gr de açúcar

5 Gemas

Raspa de limão

Canela em pó q.b.

Modo de preparação: Numa caçarola colocar o leite ao lume. Numa tigela à parte misturam-se as gemas com o açúcar e um pouco do leite ainda frio. Quando o leite ferver deita-se sobre o preparado das gemas e vai novamente ao lume na caçarola. Coze aos 82-85º. Passa-se pelo chinês (coador) e fica a arrefecer. Reservar no congelador enquanto se preparam as rabanadas.

Ingredientes para as rabanadas:

1 Cacete

1L de leite

6 Ovos

Açúcar q.b.

Canela em pó q.b.

Óleo

Modo de preparação: Cortar o pão e mergulhar no leite. Aquecer o óleo. Quando este estiver quente, passar as rabanadas por ovo e fritar. Guarnecer a base de um prato fundo com o creme à inglesa e dispor as rabanadas por cima. Acrescentar amêndoas e canela em pó.

Atreva-se a experimentar, vai ver que vai valer a pena. Boas festas!

Veja as fotos passo a passo:

Fotos: José Gageiro