Saúde & bem-estar

Solteiros pesam menos do que os casados

De acordo com um estudo realizado por cientistas Universidade de Western Washington, nos Estados Unidos, os solteiros têm mais facilidade em manter o corpo em forma. A equipa de pesquisadores analisou a relação entre peso corporal e estado civil de 3 347 pessoas. Os voluntários eram solteiros, moravam sozinhos ou dividiam o teto com o companheiro. Os participantes foram acompanhados durante duas décadas.

Segundo os resultados, as pessoas solteiras e que moravam sozinhas pesavam, em média, dois quilos a menos do que aqueles que eram casados. Além disso, as pessoas que viviam sozinhas – divorciadas ou que nunca se casaram – também tinham um índice de massa corporal (IMC) menor. O estudo, porém, não levou em conta fatores como exercício físico ou alimentação saudável, devido à falta de dados disponíveis.

Para Jay Teachman, um dos autores do artigo, dois fatores contribuem para os resultados: “As pessoas solteiras estão ‘no mercado de relacionamentos’. Por isso, são mais conscientes sobre o próprio peso e preocupadas com a aparência. O outro fator é que eles provavelmente não comem tão bem e tão regularmente como pessoas num relacionamento estável”.

A pesquisa acompanhou também as pessoas que foram viver com o namorado (a), mas que se separaram algum tempo depois e voltaram a morar sozinhas. Segundo o estudo, os indivíduos que passam por ruturas tendem a perder o peso que ganharam durante o relacionamento. “As pessoas perderam mais de 1,5 kg depois de se separarem do parceiro. Mas todos recuperaram os quilos perdidos ao entrarem em um novo relacionamento e começarem a viver com outra pessoa”, apontou Teachman.