Saúde & bem-estar

Comer em pratos pequenos nem sempre funciona para emagrecer

Um dos truques utilizados por quem quer emagrecer é comer em pratos pequenos, como os de sobremesa, e não nos grandes. Especialistas defendem que este hábito faz uma pessoa ingerir menos alimentos. Para adolescentes acima do peso ideal, no entanto, este truque não funciona, revelou um estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores entrevistaram 162 raparigas de 14 a 18 anos, com diversos índices de massa corporal (IMC), sobre a perceção que elas tinham do tamanho de uma porção de comida em pratos de vários tamanhos. A equipa descobriu que, na média, o truque visual funcionava menos para adolescentes com sobrepeso e obesidade do que para as raparigas de peso normal.

“Presume-se que pessoas obesas ou com sobrepeso têm, em comparação com indivíduos de peso saudável, propensão a subestimar o tamanho de uma porção e, consequentemente, comer mais. Isso valeria, sobretudo, para alimentos apresentados em recipientes grandes”, afirma o psiquiatra Lance Bauer, coautor do estudo. Por esse motivo, diz Bauer, quem quer emagrecer é encorajado a comer em pratos pequenos – uma vez que a mesma porção que seria satisfatória num recipiente pequeno e cheio pode não satisfazer a pessoa num recipiente grande e menos preenchido.

Na pesquisa, contudo, isso não aconteceu com as raparigas acima do peso, cuja sensação de saciedade não apresentou diferenças se a mesma porção era servida num recipiente pequeno ou num grande. “A descoberta sugere que trocar um prato grande por um pequeno numa refeição é uma medida menos eficiente do que pensávamos”, disse Bauer. O estudo revelou também que as adolescentes não dão tanta importância a gráficos com informações dietéticas e contagem de calorias.

Para Lance Bauer, as campanhas de emagrecimento direcionadas a adolescentes devem ser simples, claras, repetitivas e interessantes.