Cultura

Festival Geada “aquece” o inverno em Miranda do Douro

O festival Geada arranca na segunda-feira, dia 28, com uma série de iniciativas, que incluem a música tradicional, as danças dos pauliteiros e o contacto com a língua mirandesa.

A organização do certame, que se prolonga até ao último dia do ano cabe à Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM) e tem como lema “Bamos derretir l caraimbelo!” – “vamos derreter o gelo”, em idioma mirandês.

Os participantes poderão dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som e das gaitas-de-foles, dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, descobrir a língua mirandesa ou conviver nas típicas adegas do centro histórico de Miranda do Douro.

Todos os anos o festival recebe jovens oriundos um pouco de todo o país e da vizinha Espanha. O Geada 2015 é um festival que pretende festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições das Terras de Miranda.

O programa de segunda-feira será preenchido com música e uma ronda das adegas, destacando-se a atuação do grupo Quinteto do Reis.

Na terça-feira será vez de atuarem os Flembaz, Nação Vira Lata, Cindazunda e os Pauliteiros de Miranda.

O último dia do festival, quinta-feira, fica marcado pela atuação do grupo Cabra Cega, Trangolomango e Trasga.