Atualidade

Proteção Civil alerta para o frio

Com a descida acentuada das temperaturas e a previsão de vento forte para este fim de semana, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um conjunto de recomendações à população.

Através de um comunicado, a ANPC refere que, as temperaturas vão rondar os 6 e 9 graus no interior e os 10 e 15 graus no litoral, sendo que nas regiões do interior norte os termómetros podem descer abaixo dos zero graus. Há também a possibilidade de formação de gelo e geada nos vales mais abrigados do interior, por isso a Proteção Civil aconselha a que se evite conduzir em locais onde se forme geada na estrada.

Tendo em conta que também o vento vai soprar moderado a forte, a ANPC refere que poderão ocorrer situações de intoxicações por inalação de gases em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, e incêndios em casas resultantes da sua má utilização ou avarias em circuitos elétricos. Por isso, deve assegurar uma adequada ventilação das habitações, evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e dar especial atenção a pessoas idosas e em condição de maior isolamento.

Além disso, chama também à atenção que é “necessário dar especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis”, como crianças, idosos e sem-abrigo.