Atualidade

Príncipe Daniel fala sobre problema de saúde

Pela primeira vez o marido da princesa Victoria falou sobre o seu problema de saúde. Daniel Westling submeteu-se a um transplante de um rim em 2009, três meses depois de ter sido anunciado o noivado com a herdeira ao trono sueco.

“Quando os rins não funcionam corretamente, o sangue fica contaminado. Apenas algumas horas depois do transplante (o seu pai, Olle Westling, foi o dador) já me sentia limpo e renovado, foi uma sensação incrível. No início não gostava muito de falar neste tema, pois sentia que era algo íntimo, mas agora penso que, de certa forma, tenho o dever de dar o meu contributo para esta causa. A mensagem que quero passar é que se está disposto a receber um órgão ou gostaria que um familiar seu o recebesse, também tem de estar disposto a doá-lo. Na realidade é tão simples quanto isso”, afirmou, em entrevista à revista “Dagens Industri”. Na altura, o príncipe também se submeteu a vários tratamentos de diálise.

Já sobre o seu papel como marido da herdeira do trono, Westling disse que a sua “principal função é apoiar a princesa Victoria, especialmente quando se tornar chefe de Estado”. No entanto, não deixa de ter outros projetos, para os quais recebe o apoio total da princesa. “Ela gosta que eu tenha as minhas próprias ocupações, porque assim o nosso trabalho é mais abrangente”, acrescentou, referindo-se ao fundo que criou há dois anos para ajudar jovens empreendedores.

Recorde-se que o casal vive um momento especialmente feliz, pois aguarda a chegada do segundo filho em comum. Daniel e Victoria já são pais de Estelle, que completará três anos em fevereiro.