Saúde & bem-estar

Dia Mundial da Diabetes assinala-se hoje com várias iniciativas

Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2014, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística em colaboração com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, verificou-se, entre 2005 e 2014, um aumento da proporção da população residente em Portugal que refere sofrer de diabetes.

“Mais do que um aumento dos novos casos de doença, estes valores traduzem, essencialmente, uma melhoria no diagnóstico desta patologia”, refere o Departamento de Epidemiologia do INSA num comunicado que assinala a efeméride.

Dados do relatório “Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014” referem que a prevalência da doença voltou a aumentar em Portugal, atingindo 13,1% da população em 2014, ano em que apareceram cerca de 150 novos casos por dia e que quase metade dos doentes (40%) não sabia que tinha a doença.

Para alertar para a importância do diagnóstico, as farmácias da região centro vão promover até ao final do mês um programa de avaliação do risco de diabetes tipo 2 à população não diabética, em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde da região, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

Já a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, vai promover uma caminhada noturna pelos miradouros de Lisboa, tal como o município de Oeiras, que promoverá uma caminhada entre a Praia da Torre e a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Os núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do Centro Hospitalar do Algarve também vão promover diversas iniciativas dirigidas a profissionais e a utentes, “num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia”.

No Porto irá decorrer o “Fórum Bial Diabetes”, para debater, entre outras temas, a ligação entre esta doença e o cancro.