Off the record

Oceana Basílio: “As pessoas não são só bonitas pela aparência”

Aos 36 anos, a atriz tornou-se uma mulher segura, fruto de uma carreira consolidada na representação e de uma vida estável. Ao lado do também ator Pedro Sousa, Oceana Basílio reencontrou o amor, ao mesmo tempo que se continua a realizar como mãe de Francisca, de 12 anos.

Foi “já tarde” que a algarvia arriscou representar. Tinha 25 anos e um papel em televisão na série juvenil “Morangos com Açúcar”. A entrega foi tal que depois dessa experiência nunca mais deixou aquele que era um sonho de sempre: ser atriz.

Hoje, com um lugar conquistado na ficção – e junto do público português – Oceana Basílio mostra-se “grata” pelas oportunidades que foram surgindo em novelas, séries e curtas-metragens. Depois de interpretar a protagonista Clara, em “Bem-vindos a Beirais” na RTP e terminadas as gravações, está agora a “trabalhar em teatro e a adorar”. “Estava a precisar afastar-me do ecrã, de descansar a imagem”, reconhece, assegurando que o regresso ao pequeno ecrã “acontecerá em breve”.

Além do talento, a beleza é característica reconhecida. Uma mais-valia que Oceana não descura, assumindo cuidados com a alimentação e não só: “Nunca me deito com maquilhagem e tento beber muita água”. Ciente que a indústria onde trabalha “dá muita atenção aos pormenores”, salienta a importância de “ser coerente e não perder a essência”.

Ainda depois de se despedir da última personagem, mudou de visual, escurecendo o cabelo loiro que era uma das suas principais imagens de marca, para apagar o guião e também promover um cabeleireiro amigo.

Oceana (1)

Com uma contagiante serenidade, Oceana Basílio tem noção de que é um exemplo, destacando que “todas as mulheres devem cuidar de si, para se sentirem bem com elas próprias, antes de quererem agradar a alguém”. Para ela, “a mulher portuguesa está cada vez mais bonita!”.

Ciosa da sua privacidade, a atriz não se expande muito no que respeita à vida pessoal, mas quase não precisa de falar para expressar a paixão que a une a Pedro Sousa com quem namora há pouco mais de dois anos. As trocas de elogios são uma constante e o casal não se coíbe de posar junto nos mais variados eventos, como aconteceu na festa da GQ onde foram considerados “um dos casais mais bonitos da noite”.

Na base do sentimento está “todo o conjunto”. Afinal, “as pessoas não são só bonitas pela aparência mas pela personalidade”, justifica visivelmente embevecida pelo seu mais-que-tudo.

IMG_7909

Fotos: Move Noticias/ Capa: Facebook