Saúde & bem-estar

Estudo sugere redução de medicação para o tratamento da esquizofrenia

Mais sessões de terapia, juntamente com apoio familiar, e redução da medicação é a fórmula de sucesso para o tratamento da esquizofrenia, segundo um estudo publicado na revista “American Journal of Psychiatry”.

A pesquisa foi realizada com 404 pacientes após o primeiro episódio de psicose, geralmente diagnosticados no final da adolescência e início da juventude. Metade deles foi submetida à nova combinação de sessões de terapia, suporte familiar e uma dosagem de medicamentos cerca de 20% a 50% menor do que a outra metade dos pacientes, que foi tratada apenas com os remédios antipsicóticos – o procedimento padrão.

Após dois anos, aqueles que foram submetidos ao tratamento combinado apresentaram os sintomas da doença de maneira menos intensa, em comparação com o grupo que usou exclusivamente remédios. Os autores do estudo ressaltaram que, quanto mais cedo for iniciada a terapia, melhores serão os resultados.

O principal tratamento para a doença atualmente é a forte dosagem de medicamentos antipsicóticos. Contudo, embora esses medicamentos tenham o poder de bloquear as alucinações e os delírios, também podem causam efeitos secundários, como aumento de peso, sonolência, tremores e distúrbios emocionais.