Atualidade

Elsa Barreto: do Minho à conquista do mundo

As revistas lançaram-na no mediatismo, mas a carreira de Elsa Barreto vai muito mais além do que aquilo que se possa folhear. Este ano, a estilista comemora 25 anos de uma vida dedicada ao design de moda e que, a semana passada, se confirmou na passarelle do Portugal Fashion.

O Coliseu do Porto encheu para o desfile do novo nome no calendário da iniciativa da ANJE, deixando a protagonista “sem palavras”. “Espero que as pessoas tenham gostado, foi para isso que realmente trabalhei. Fiz isto com muito amor, porque queria muito muito estar aqui”, assumiu Elsa no final do desfile, ainda com a voz embargada pela emoção.

Inspirada nas “principais artes do século XX”, a criadora fundiu arquitetura, escultura e pintura na base dos desenhos materializados em propostas sofisticadas e bastante femininas, elogiadas por uma plateia com muitas caras conhecidas.

“Quando tive o convite do Portugal Fashion pensei ‘eu faço é arte, então vou inspirar-me na arte em geral’ que foi o que viram, por exemplo, representada nos padrões, que são as imagens das pinturas de Pedro Guimarães”, explicou a autora.

Os diferentes quadros começaram “pelo branco”. “Uma folha em branco, uma tela em branco, gesso, tudo o que vai começar… Depois o preto é como quando pegamos nos lápis de carvão e começamos a desenhar, depois aparecem as cores e foi isto que quis representar na minha colecção”, acrescentou Elsa Barreto à Move Notícias.

JMO_8307

Foi “há pouco mais de um mês” que teve a certeza da sua participação no Portugal Fashion. A partir daí, “foi começar a trabalhar e não parar. Hoje de manhã é que interiorizei que ia desfilar neste grande evento e fiquei realmente nervosa. São muitas emoções. É muito bom” partilhou, descrevendo o que lhe ia na alma.

Estreia concretizada, o futuro será mais exigente, até porque a designer de Braga não faz as coisas pela metade. Para ela, “é uma responsabilidade maior aparecer no PF já com uma carreira de mais de 25 anos, as críticas vão estar muito mais aguçadas”. “Mas, espero que sejam boas, pois fiz isto com todo o carinho e amor, agora só espero que o resultado tenha sido bom”, desejou, ansiosa pelo feedback.

Num dia especial, Elsa Barreto teve o marido, o médico-dentista Henrique Hendel, e os filhos, Sara e Miguel, para o apoio incondicional à retaguarda. “A família é a pedra basilar da minha vida” é a frase que não se cansa de repetir e que a realidade testemunha.

Com a vertente pessoal equilibrada, o resto acontece, sendo a internacionalização da marca um dos passos desejados, sem deixar a base no Minho onde cresceu como pessoa e profissional, num percurso “feito de conquistas diárias”.

O marido da estilista Henrique Hendel, e os filhos, Sara e Miguel felizes pelo sucesso alcançado
O marido da estilista Henrique Hendel, e os filhos, Sara e Miguel felizes pelo sucesso alcançado

Fotos: José Gageiro