Moda

Véu islâmico no novo anúncio da H&M

A H&M quer conquistar as mulheres muçulmanas e para isso no seu mais recente anúncio, para promover a sustentabilidade ambiental, uma modelo surge com o véu islâmico: o hijab. Mariah Idrissi é londrina, com origens paquistanesa e marroquina, tem 23 anos e é a protagonista da campanha.

O anúncio está a fazer sucesso entre as mulheres muçulmanas, quase sempre à margem das grandes marcas de moda internacionais. “Parece sempre que as mulheres que usam hijab (véu islâmico) são ignoradas quando se trata de moda. De certa forma, o nosso estilo nunca importou, por isso é espectacular que uma marca tão grande reconheça a forma como usamos o lenço”, disse a manequim.

Mas no anúncio, que aposta claramente na diversidade, surgem também uma modelo transgénero, outro com uma prótese, a famosa “plus size” Tess Holliday, uma mulher com pelos nas axilas e um senhor a usar meias com sandálias, além de uma aparição de Iggy Pop em tronco nu a segurar uma mangueira.

Isto tudo para transmitir uma mensagem:  “There are no rules in fashion but one: Recicle your clothes”. Assim a gigante sueca deixa um apelo aos clientes para que deixem a roupa que já não usam numa das 3.300 lojas da marca, de forma a que as peças sejam reutilizadas ou transformadas.

Veja o vídeo: