Cultura

Museu de Arte Antiga expõe 31 obras-primas no centro de Lisboa

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai expor, a partir desta terça-feira, dia 29, 31 reproduções de obras-primas nas zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real.

“Coming Out. E se o Museu saísse à rua?” é o título da nova exposição organizada pelo museu, que lança esta iniciativa à semelhança do projeto desenvolvido em Londres, nos bairros de Convent Garden, Soho e Chinatown, pela National Gallery, denominado “The Grand Tour”.

O MNAA refere que as reproduções que vão estar espalhadas por aquelas zonas antigas de Lisboa, são de “altíssima qualidade, em escala real, e providas de molduras em madeira e tabelas, tal qual são expostas nas salas de um qualquer museu”.

“Retrato do Rei D. Sebastião”, pintado em 1571 por Cristóvão de Morais, “Salomé com a cabeça de São João Batista”, pintado por Lucas Cranach, o Velho, em 1510-1515, “Senhora das Dores”, de Quentin Metsys, de 1511, e “Virgem com o menino e santos”, de Hans Holbein, o Velho, pintado em 1519, são algumas das reproduções que vão estar nas ruas daquelas zonas de Lisboa antiga.

Com este projeto, o museu pretende divulgar o património artístico e histórico português ao público nacional e estrangeiro.