Atualidade

Lourenço Ortigão: “Quando for pai vou ser como o Luís Miguel”

Ficou conhecido do grande público depois de fazer parte do elenco dos “Morangos com Açúcar”, corria o ano de 2009. Por essa altura Lourenço Ortigão estudava para seguir uma carreira dedicada à gestão. No entanto, a presença no casting para a série juvenil da TVI trocou-lhe as voltas e, desde então, o jovem lisboeta tornou-se um ídolo. Primeiro de várias adolescentes e hoje, anos volvidos, o homem de sonho de muitas mulheres.

De sorriso fácil e olhar azul, o ator de 26 anos, tem construído uma carreira sólida, provando o seu talento nos papéis que tem interpretado. E, se no início, o seu sucesso também se tenha ficado a dever com as parecenças, evidentes, com o ator americano Zac Efron, ao longo do tempo Lourenço impôs-se, fazendo com que as lembranças com a estrela de Hollywood se desvanecessem: “Quando entrei nos ‘Morangos’ dei tudo por tudo para fazer um bom papel e acho que foi essa minha dedicação que me ajudou a chegar até onde cheguei”, salienta.

Reconhecido em Portugal e além fronteiras – o papel que vive atualmente em “A Única Mulher” muito contribuiu para esse destaque – o jovem confessa-se “orgulhoso e recompensado” pelo carinho que o público lhe dispensa.

Seis anos e cinco projetos depois da sua estreia, três dos quais como protagonista, Lourenço Ortigão afiança sentir o “peso da responsabilidade” que daí advém e diz ter plena consciência que ainda há um longo caminho a percorrer: “Sei que quanto mais eu der de mim mais aprendo, mais cresço e é isso que pretendo”.

Protagonista na novela da noite da TVI, o ator diz-se feliz com a sua personagem, através da qual vive pela primeira vez o papel de pai e enaltece as qualidades da mesma, revelando que para construir o papel se inspirou em um dos seus ídolos: o pai, “um grande homem”. “O Luís Miguel é um pai excecional. É apaixonado pela filha, e eu não tenho dúvidas que quando for pai na vida real, vou ser muito como ele”, refere.

Os protagonista de "A Única Mulher" onde o artista vive pela primeira vez o papel de pai
Os protagonista de “A Única Mulher” onde o artista vive pela primeira vez o papel de pai

Ator com o apoio da família
Nascido e criado no seio de uma família “muito unida”, Lourenço Ortigão é o mais novo de três irmãos, mas garante não ser o “menino da mamã”: “Apesar de mais novo, somos todos um bocadinho mimados pelos nossos pais. Eles são os melhores!”

“A família e os amigos são essenciais para que me mantenha dedicado e apaixonado pelo meu trabalho. Eles ajudam-me muito em fases em que estou mais cansado ou stressado. Preciso deles e são a minha melhor companhia”, assegura, mostrando que nem “as várias horas a gravar” fazem com que se desleixe no papel de filho e amigo.

Apoiado por todos desde que se decidiu pela arte de representar, o ator espera “continuar a trabalhar na representação com papéis desafiantes”.

Lourenço Ortigão com os pais, Amílcar e Carolina Ortigão
Lourenço Ortigão com os pais, Amílcar e Carolina Ortigão

“Não me sinto um sex symbol”
Apesar da imagem de “bom rebelde” que muitos lhe atribuem, o jovem lisboeta não se revê nela: “Acho que sou ‘mais bom’ do que rebelde…”, brinca. Também a fama de “sex symbol” que o acompanha não o faz tirar os pés da terra. “Não me sinto como tal, aliás, cada vez penso mais que tudo isto é fruto do meu trabalho”, garante. Um trabalho que lhe retirou, também, o anonimato que “às vezes sabia muito bem”. No entanto confessa-se lisonjeado quando é abordado pelos fãs: “São eles que me dão vontade de querer ser bom naquilo que faço”.

Na vida pessoal continua a pautar-se pela descrição. “Considero importante existir essa separação, senão era tudo uma grande confusão. Na telenovela serei sempre o papel que desempenhar e na vida real o Lourenço que sou desde que me lembro” explica.

6714_980431228659498_877305700491909736_n

Fotos: TVI /Facebook oficial de Lourenço Ortigão