Saúde & bem-estar

Irmãos mais velhos correm risco de obesidade

Foram vários os estudos científicos que analisaram as vantagens de ser o primeiro filho. Ao longo dos últimos anos, pesquisas mostraram que os primogénitos são mais inteligentes, mais bonitos e até têm mais sucesso quando comparados aos irmãos mais novos.

Agora, uma nova pesquisa mostrou um lado negativo para os mais velhos: eles também correm mais risco de sofrer de sobrepeso e obesidade.

Os resultados do estudo publicado na revista científica Journal of Epidemiology & Community Health mostraram, que os filhos mais velhos têm um índice de massa corporal (IMC) 2,4% maior que os irmãos nascidos depois. Quando a comparação foi feita entre meninas, os pesquisadores descobriram que as primogénitas correm um risco 30% maior de sobrepeso e até 40% de obesidade.

Os pesquisadores da Suécia e da Nova Zelândia avaliaram dados de 13 406 pares de irmãs suecas. O estudo mostrou que, no momento do nascimento, a irmã mais velha era ligeiramente mais leve que as mais novas. Mas, quando adultas, elas tinham IMC maior e estavam mais propensas ao sobrepeso e à obesidade.

Os cientistas avaliaram também dados sobre o peso de recém-nascidos em 1991 e no fim da adolescência. Os resultados mostram que os irmãos mais velhos também tendem a serem mais gordos.

A pesquisa mostrou ainda que os primogénitos correm um risco maior de sofrer de problemas de saúde como diabetes e hipertensão.

Ainda não se sabe explicar as razões porque tal acontece.