De chorar por mais

BB Gourmet

Bom, Bonito & Gourmet

O BB Gourmet é já um projeto consagrado da gastronomia portuense.
Desde os tempos em que ainda junto ao Aviz e sob a batuta de um dos primeiros grandes Mestres da cozinha portuguesa – Miguel Castro Silva, até ao primeiro grande espaço na bonita Rua António Cardoso, o BB Gourmet tem vivido do persistente empreendedorismo de Fernanda Santos e da forma como antecipou as tendências que o burgo portuense, alguns anos depois viria a adotar.

Fomos visitar o mais recente “filho da casa” o BB Gourmet das Antas e, uma vez mais, ficamos fascinados com a facilidade com que Fernanda Santos constrói espaços elegantes, descomprometidos e atraentes. Não fosse por mais nada e sentarmo-nos no BB Gourmet a “admirar a paisagem” é já um ato estimulante, para quem sabe que os olhos são a “candeia que vai à frente” dos nossos sentidos.

BB Gourmet Antas4

Depois, o BB Gourmet tem oferta para tudo – para todas as horas e para todos os gostos. Para além dos famosos brunchs de Sábado e Domingo – magníficos pela variedade e pela qualidade, num irresistível apelo a uma visita em Família, há menus semanais com 5 propostas quase sempre irresistíveis e a preços, perdoem a redundância, quase sempre… irresistíveis.
Há tapas de muito género para começar ou até para fazer um lanche a meio da tarde. E ainda uma dinâmica que acompanha as tendências de hambúrgueres de muitos géneros, francesinhas, cachorrinhos, snacks diversos, etc, etc…
Depois há a carta, normal, com pratos criativos de cariz mediterrânico.

Passemos ao que provamos. Um caril suave de lulas, com legumes e arroz vaporizado. Belíssima a textura do caril, e a cor viva que é emprestada ao prato. A ligeira truculência dos vegetais é a cereja em cima de um bolo que vive do contraste dos aromas e das texturas. Um pato laminado com risotto de limão era fonética como gustativamente, tão fresco e apelativo como esperávamos, a pedir um arinto ou uma malvasia fina, para pôr fresco em cima de fresco, naquela morna tarde de Setembro.

Um excelente bacalhau à Brás com reminiscências saudosas do nosso Miguel no mítico Bull & Bear que são, afinal o B e o B deste BB Gourmet. Outro com broa, mais pesado mas muito bem feito, a espetada de salmão.
Serviço jovem, sem especial simpatia, mas diligente e eficaz.
Boa carta de vinhos, com serviço de vinhos a copo, sempre com três sugestões de regiões vitivinícolas diferentes.
Sobremesas frescas e jovens, há das tartes de lima e framboesa, da mousse e de toda a doçaria contemporânea que fecha bem o perfil gastronómico do espaço.

Na cozinha pontifica hoje Cristina São Pedro, uma Chefe que sem a ter visto deve ser jovem e criativa como é toda a cozinha do BB Gourmet.
Com o realismo e a inspiração que Fernanda Santos põe nos seus projetos. Criar espaços de moda, urbanos, jovem, onde a gastronomia não é a única estrela mas nunca compromete.

BB Gourmet Antas7

FICHA TÉCNICA
BB Gourmet
Rua César das Neves, 160
4200-002 Porto
Tlf.: 225 400 163