Saúde & bem-estar

90% das mulheres retomam o hábito de fumar depois da gravidez

Mulheres que pararam de fumar durante a gravidez estão mais propensas a voltar ao vício devido ao stress enfrentado após o nascimento do bebé. Esta é a conclusão a que chegou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de East Anglia, em Inglaterra.

“Muitas mulheres param de fumar durante a gravidez, mas cerca de 90% delas voltam ao vício no primeiro ano após o nascimento do bebé. Nós queríamos entender o motivo e identificar formas de prevenção”, disse Caitlin Notley, principal autora da pesquisa. “Além de prejudicar a saúde da mãe, o tabagismo pode afetar as crianças pela exposição ao fumo”, acrescentou.

O grupo de cientistas analisou mais de 1000 entrevistas realizadas com mulheres que tinham tido bebés e descobriram que fatores como o stress de cuidar de um recém-nascido, associado a noites sem dormir contribuem para a recaída. Outro motivo: a maioria das mulheres para de fumar na gravidez com o objetivo de proteger o bebé dos malefícios do tabagismo e não por si mesmas.

Outros fatores que contribuem para a volta ao hábito é a influência do parceiro fumante e a falta do apoio do companheiro nos cuidados com o bebé: “Para que as mulheres continuem livres do vício após o nascimento dos seus filhos, é preciso haver uma mudança cultural, onde elas se sintam mais motivadas a continuar com a abstinência e tenham também a ajuda dos companheiros”.