Saúde & bem-estar

Música reduz a dor e a ansiedade em pacientes que são submetidos a cirurgias

Pacientes que ouvem música antes, durante e depois da cirurgia ficam menos ansiosos, sentem menos dor e precisam de menos analgésicos. Esta é a conclusão a que chegou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary, na Inglaterra, e que envolveu 7.000 pacientes. Os especialistas compararam o efeito da música nos pacientes com outras medidas, como momentos de descanso e auscultadores de ouvido sem música. A música arrefece a dor por competir com os estímulos dolorosos.

“Esperamos que esse estudo sirva para destacar o impacto positivo que a música pode ter numa situação tão dramática. Ela é uma opção segura, barata e não invasiva que deveria estar disponível para todos os que passam por uma cirurgia”, disse Catherine Meads, principal autora do estudo.

Para Jenny Hole, coautora do estudo, os pacientes devem poder escolher o tipo de música que querem ouvir, mas a sua administração deve ser adaptada às necessidades médicas e da equipa, já que a música não deve interferir na comunicação da equipa cirúrgica.