Atualidade

Morreu protagonista de imagem marcante do 11 de setembro

Marcy Borders, a protagonista de uma das imagens mais marcantes do atentado do 11 de setembro, morreu vítima de cancro no estômago, aos 42 anos.

A imagem, na qual mulher, que na altura tinha 28 anos, surge coberta de pó, foi captada instantes depois do segundo avião atingir a torre sul, e tornou-se um símbolo dos sobreviventes do ato terrorista.

Borders trabalhava há apenas um mês no Bank of America, localizado numa das Torres Gémeas, quando os atentados ocorreram. Quando uma das torres desabou, ela correu para se proteger num edifício de escritórios próximo, onde o fotógrafo da AFP Stan Honda fez a foto, que a tornou conhecida como “The Dust Lady”.

Depois da tragédia, a vida de Marcy nunca mais foi a mesma e esta acabou por se afundar numa depressão e no consumo de drogas. Como consequência perdeu a custódia dos dois filhos e, em 2011, entrou num programa de reabilitação.

Em 2014, a sua vida sofreu um novo revés ao ser-lhe diagnosticado cancro no estômago.  Não é claro se há uma relação entre o dia fatídico e o cancro da norte-americana, mas a própria aludiu a essa possibilidade, durante uma entrevista, no mesmo ano: “Eu acredito mesmo porque não tinha tido nenhuma doença. Não tenho tensão alta, colesterol alto, diabetes… Como é que se passa de estar saudável para acordar no dia seguinte com cancro?”.

marcy borders2

Fotos: Facebook