Lifestyle

Hong Kong lidera Índice de Liberdade Humana. Portugal está em 25º lugar

Na primeira edição do Índice de Liberdade Humana, divulgado pelo instituto norte-americano Cato, Portugal é o 25º de 152 países analisados. A lista é liderada por Hong Kong.

“O índice que é hoje apresentado elenca uma vasta análise da liberdade humana, entendida como a ausência de constrangimentos coercivos, e usa 76 indicadores de liberdade pessoal e económica” em áreas como o cumprimento da lei, a segurança, a circulação, a religião, o tamanho do Governo ou as relações individuais.

Segundo os autores Ian Vásquez e Tanja Porcnik, o Índice de Liberdade Humana (HFI, no original em inglês) “é o índice mais abrangente criado até agora para um conjunto suficientemente significativo de países”, e consegue estabelecer uma relação direta entre a liberdade humana e a democracia, sendo Hong Kong uma exceção.

Usando uma escala de 0 a 10, em que 10 representa o maior nível de liberdade, a análise das 76 alíneas que constituem o índice mostra uma média de 6,96 nos 152 países analisados.

Os dez países com maior liberdade humana são: Hong Kong, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Irlanda, Reino Unido e Suécia. Já os piores lugares pertencem a Myanmar (antiga Birmânia), a República Democrática do Congo e o Irão.

Assim, constata-se que os maiores níveis de liberdade estão na Europa e na América do Norte, e os menores no Médio Oriente, África subsariana e sul da Ásia.

Saiba onde estão colocados os países lusófonos:
Portugal 25º
Cabo Verde 54º
Brasil 82º
Timor-Leste 103º
Moçambique 116º
Guiné-Bissau 131º
Angola 135º