Lifestyle

Portugal entre os países do mundo com mais hotéis de luxo

Para descobrir os destinos mais luxuosos, o site trivago levou a cabo um estudo sobre a distribuição dos hotéis de 5 estrelas por todo o mundo, analisando o número total de unidades hoteleiras e a proporção desta categoria em relação à restante oferta em cada país.

Com mais de 160 hotéis nesta categoria, e este tipo de propriedade a representar cerca de 2% da oferta total no nosso país, Portugal é o 20.º país com maior número de hotéis de luxo do mundo.

Já no topo da lista encontra-se a China, com cerca de 2940 hotéis de 5 estrelas (que representa 2% de todas as acomodações no país), seguida da Turquia, com mais de 800 hotéis de luxo, e do México, que tem cerca de 670. Estes dois destinos fazem mesmo parte dos mais luxuosos do mundo, uma vez que esta categoria de hotéis representa, respetivamente, 6% e 7% das suas ofertas totais.

O mesmo estudo revela ainda que destinos no norte do globo mostram uma taxa média de hotéis de luxo de 1%, enquanto os países do sul, à exceção de alguns destinos como o Brasil, apresentam entre os 2 e os 5% relativamente à hotelaria de luxo.

Embora as unidades cinco estrelas representem apenas 1% da oferta total na maioria dos países listados, o Egito e os Emirados Árabes Unidos são as duas grandes exceções, cuja oferta de luxo representa, respetivamente, 14% e 11%. Sharm el Sheikh, no Egito, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, estão mesmo entre as 10 cidades do mundo com o maior número de hotéis de 5 estrelas. O luxo é já uma conhecida aposta na capital dos Emirados Árabes Unidos, onde se localiza o Burj Al Arab, conhecido como o primeiro hotel de 7 estrelas do mundo.

Também se destaca o facto da China, para além de encabeçar a lista, ter quatro das suas cidades (Pequim, Xangai, Sanya e Guangzhou) a figurar no top 10 das cidades do mundo com maior número de hotéis de luxo. Só Pequim, sozinha, tem mais hotéis de luxo que todo o nosso país. As únicas cidades europeias no top são Istambul e Londres, respetivamente, no terceiro e quinto lugares, com mais de 100 hotéis.

Cidades com o maior número de hotéis de 5 estrelas:

1. Pequim, China (+200 Hotéis)
2. Xangai, China (+170)
3. Istambul, Turquia (+120)
4. Marrakech, Marrocos (+110)
5. Londres, Reino Unido (+100)
6. Sanya, China (+100)
7. Cantão (Guangdong), China (+100)
8. Dubai, Emirados Árabes Unidos (+90)
9. Sharm el-Sheikh, Egito (+80)
10. Hangzhou, China (+70)