Saúde & bem-estar

Cientistas criam óleo de cozinha que pode ser usado 80 vezes

A reutilização excessiva do óleo de cozinha é prejudicial à saúde. Mas agora, uma equipa da Universidade Putra Malaysia , após sete anos de investigação, desenvolveu uma nova forma de óleo alimentar que tem uma durabilidade muito maior do que os convencionais. O AFDHAL pode ser usado 80 vezes antes de ser deitado fora e é feito à base de óleo de palma, que é 85 por cento menos absorvido pela comida do que os óleos que utilizamos agora, o que diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e cancro.

Na sua composição está um extrato da rutácea, uma erva com composição antioxidante, antibacteriana, com propriedades anti-histamínicas e que, para juntar o útil ao agradável, melhora o sabor e torna os alimentos mais crocantes.

Por isso não é de estranhar o nome do óleo, AFDHAL: A (antioxidante), F (free, livre de gorduras trans, sintéticas ou colesterol), D (diminuição do desperdício e dos gastos), H (have, tem benefícios para a saúde), A (antiabsorção), L (lengthen, alonga o período de vida do óleo e o seu uso).