Atualidade

Príncipe Alwaleed bin Talal vai doar fortuna à caridade

O princípe Alwaleed bin Talal da Arábia Saudita anunciou esta quarta-feira, dia 1, em Riade, que toda a sua fortuna pessoal, avaliada em quase 29 mil milhões de euros, será destinada a atividades filantrópicas.

O sobrinho do falecido rei Abdullah adiantou que este plano foi preparado nos últimos dois anos, de modo a que possa ser institucionalizado em bases sólidas que permitam que seja aplicado depois da sua morte. Além disso, adiantou que não há qualquer limite de tempo para a aplicação do dinheiro.

“A criação de pontes que ajudem o entendimento cultural, o desenvolvimento comunitário, o aumento do poder das mulheres e dos jovens, melhorar a assistência em casos de catástrofe e a criação de um mundo mais tolerante” são os objetivos da doação.

Alwaleed bin Talal criará um conselho, liderado por ele próprio, que terá como função selecionar os projetos que vão receber dinheiro. Quando morrer, serão os filhos a assumir a responsabilidade.

Recorde-se que o príncipe aparece no 34º lugar da lista de milionários elaborada pela “Forbes” este ano. Alwaleed é o principal acionista do grupo Kingdom Holding, que detém participações na Euro Disney, na cadeia hoteleira Four Seasons e no grupo financeiro Citigroup, entre outras empresas.