Saúde & bem-estar

Os benefícios de ir à praia

Com as temperaturas a aumentar nada como uma ida à praia, para se bronzear e refrescar nos dias mais quentes. Mas uma ida à praia também é bom para a saúde. O jornal “El País” aponta cinco vantagens. Veja:

Relaxamos e dormimos melhor
A praia ajuda as pessoas a descontrair. A ionização negativa do ar (isto é, os átomos que compõem a brisa marítima têm um “excesso” de eletrões que lhes conferem energia negativa) tem influência no bem-estar humano. Aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que regula o humor, o sono e a sensibilidade, por exemplo – e, por consequência, diminui os níveis de ansiedade.
Além disso, na praia costumamos fazer mais exercício físico, o que resulta numa melhoria do ritmo cardíaco, da oxigenação dos tecidos e da circulação. Assim, proporciona uma boa noite de sono.

Melhora as articulações
Os passeios à beira-mar, habituais na praia, são muito positivos para as articulações dos pés, dos joelhos e dos quadris. Por outro lado, a pele da planta do pé sofre uma esfoliação por causa da areia que renova a pele de forma natural. A velocidade ideal e com mais vantagens está entre os 5 e os 6 quilómetros por hora, até porque deste modo os músculos tonificam-se nas pernas e nos glúteos. Estes passeios nunca devem ser dados ao meio-dia, altura em que os raios solares são mais perigosos, e nunca dispense o protetor solar nem os óculos de sol.

Fortalece os músculos
Basta nadar e às vezes nem isso é preciso. Entrar no mar é bom para os músculos, mesmo que nem sequer se mexa muito. Só o facto de as ondas baterem nas pernas é suficiente para relaxar, como numa massagem. Além disso, dentro de água temos a sensação de que o nosso peso diminui, algo que facilita os nossos movimentos e melhora as cartilagens.

Respira-se melhor
Segundo Muela García, especialista em hidrologia médica, “a brisa do mar atua como uma espécie de aerossol ou spray natural muito rico em iodo”. As propriedade do ar atuam nas glândulas da tiróide e do nariz, que consegue expelir com maior facilidade os indesejados mucos.
Quando estamos na praia e respiramos a brisa marítima temos maior facilidade em respirar, o que faz com que a quantidade de hemoglobina aumente, otimizando a circulação de oxigénio.

Melhora o funcionamento do organismo
Cloro, sódio, magnésio, potássio e iodo. Estes são alguns dos químicos presentes na água do mar e que garantem efeito benéficos para o organismo: ajudam a combater alergias, melhoram o funcionamento do sistema respiratório, aliviam os músculos e permitem a chegada de mais oxigénio às células. Além disso, os ossos ganham mais cálcio.