Lifestyle

Conheça o novo sistema operativo do iPhone

A Apple vai ter um novo sistema operativo. O iOS 9 traz, entre outras coisas, uma versão mais inteligente da assistente virtual mais conhecida do mundo – a Siri.

Saiba algumas das principais atualizações no novo sistema para iPhones, iPads e iPods touch, que será disponibilizado em setembro:

1 – Siri
Uma das novidades do iOS 9 é a Siri, que estará mais integrada a todos os outros recursos do sistema. Não só responderá a solicitações, mas também fará sugestões. Por exemplo: caso o usuário receba um convite via e-mail, a Siri irá incluí-lo no calendário, enviar um lembrete quando o horário do compromisso estiver a aproximar-se e até sugere rotas de trânsito.

2 – Notes, Maps…
O Notes foi melhorado para permitir desenhos e anotações feitas com os dedos sobre a tela sensível ao toque. A aplicação passará a receber conteúdo diretamente do Safari, Maps e outras ferramentas.
O Maps passará a exibir o trânsito e as opções de transporte de uma região. Se o usuário estiver em uma estação de comboio, a app mostrará quais os horários. Essa função será liberada por agora para cidades selecionadas, como Nova Iorque e San Francisco (EUA) e Shenzen (China).

3 – News
Além das aplicações tradicionais, a Apple criou uma nova. O News é um sistema para que os órgãos de comunicação publiquem os seus conteúdos diretamente nas plataformas da Apple. Esse serviço é similar ao Articles, do Facebook. Além de fotos, textos, vídeos e audios, será também possível incluir animações.

4 – Novidades no teclado
As letras dos teclados vão ficar bem mais pequenas. Esta mudança vai ter um impacto na digitação, em particular das senhas. No iPad, as novidades são ainda maiores. Se se tocar no teclado com dois dedos, as letras desaparecem e todo o espaço transforma-se num teclado – e aí é possível selecionar áreas de texto sem ser preciso usar as funções de linhas ou de seleção a que estamos habituados.