Off the record

Benedita Pereira: “Não desisti do sonho americano”

A personagem Gabriela e a nova novela da TVI “Santa Bárbara” fizeram com que Benedita Pereira deixasse Nova Iorque, cidade onde vivia desde 2009, e regressasse a Portugal. “Decidi voltar porque foi uma questão de timing, a novela surgiu no momento certo, a personagem era irrecusável. O que me chama são os projetos e o texto. Gosto muito do trabalho do Artur Ribeiro, a personagem é incrível e o elenco é espetacular”, explicou à Move Notícias a portuense, que desde os oito anos de idade começou a ter aulas de teatro e de dança, e que sempre quis ser actriz.

Porém, garantiu: “Não desisti do sonho americano”. No futuro, pretende voltar à Big Apple, onde deixou “ligações fortes” em termos profissionais. “Se calhar vou voltar, mas num registo diferente, provavelmente vou dividir o tempo entre cá e lá”, acrescentou.

Nem tudo foram rosas na terra do tio Sam para a protagonista da nova trama da estação de Queluz. No entanto o balanço foi “positivo”: “Nem dei pelo tempo passar. Tive várias fases, de estudante (estudou no Lee Strasberg Institute), de trabalhadora… Tive alegrias, frustrações… Foi uma experiência que me fez crescer de uma maneira melhor, dou muito mais valor a coisas mais pequenas, ao que vou conquistando. Valeu a pena, se não tivesse valido tinha voltado mais cedo. Mas o facto de ter voltado não quer dizer que tenha corrido mal. Regressei porque me apeteceu”.

DSC_0195

Saudades de Portugal
O regresso a Portugal e mais propriamente à cidade onde nasceu e viveu até meados de 2003 – altura em que se mudou para Lisboa para gravar Joana, papel que interpretou na série “Morangos Com Açúcar” – está a ser “óptimo”. Todos os momentos são importantes para aproveitar as maravilhas que o nosso país oferece. “Estou muito feliz por estar a fazer esta novela e esta personagem. Tinha mais saudades do que pensava. Portugal de facto é um país espetacular e às vezes não sabemos dar-lhe o devido valor. Por ter estado tanto tempo fora dou valor a coisas que não dava. O tempo, a comida, a praia que está tão perto… É um pequeno paraíso”, descreveu, visivelmente animada com esta nova fase da sua vida.

Na rua, o público também sentiu saudades: “Dizem que não me veem há muito tempo e perguntam o que é feito de mim”. Mas é já em setembro que os telespectadores vão poder ver a estrela de novo em acção, no papel de Gabriela. “Uma mulher fascinante. É uma heroína, que tem um passado difícil, é uma mãe solteira que trabalha nas minas. Vive o estigma de trabalhar no mundo de homens. Acho que ela vai ser inspiradora para outras pessoas. É uma lutadora que não se deixa abater”, relatou, mostrando-se preparada para o novo desafio.

Foi em 2009 a última vez que Benedita Pereira gravou um projeto de longa duração em Portugal, a série “Ele é Ela”. No entanto, garantiu que não está enferrujada: “Já passei a fase do enferrujamento com a participação em ‘Mar Salgado’. Agora estou a habituar-me aos poucos, o ritmo vai aumentar e está a ser um processo natural”.

Com “Santa Bárbara”, vai ter a oportunidade de gravar na sua terra natal: o Porto. Assim, poderá conciliar as gravações com a proximidade com “a família”, o mar, e da energia que caracteriza os portuenses.

Nesta nova fase da sua vida a atriz teve o apoio do marido, o empresário David Quinta, com quem está casada desde 2010.

DSC_0445

Fotos: CAT