De chorar por mais

A Marisqueira de Matosinhos

A Importância de se chamar Miguel

Não vou perder tempo com Oscar Wilde porque apesar de ser um confesso admirador dos seus raros talentos, não é a isso que me traz à simplicidade desta crónica.

Há uma instituição em Portugal que não nos devemos cansar de elogiar. O Mar Português e tudo o que ele significa. Na gastronomia muito haveria para dizer. Fico-me por esta simples constatação – Portugal tem e serve o melhor peixe e marisco do Mundo.

E as Marisqueiras Portuguesas são espaços únicos que mereciam um relevo e um destaque mais relevantes nas políticas de promoção turística de Portugal no Mundo.

Mas há Marisqueiras e Marisqueiras e, quem conhece Matosinhos, percebe bem a importância de se chamar, não Ernesto como no famoso filme de Oscar Wilde, mas simplesmente …, Miguel!

marisqueira

Porque a Marisqueira de Matosinhos é muito mais a Marisqueira do Miguel. O Miguel está para as marisqueiras como o cimbalino para o café. Falar em ir ao Miguel é falar em ir àquela que é provavelmente a melhor Marisqueira do Mundo.

Se não conhece o Miguel, faça só isto – reserve mesa, entre e entregue-se a tudo quanto o Miguel ou a sua brilhantíssima equipe lhe sugerir. Porque nada no Miguel é menos do que excelente, principalmente no que ao peixe e ao marisco diz respeito. O arroz de lavagante, a lagosta suada, grelhada ou em maionese, o camarão da costa, as sapateiras recheadas, os fresquíssimos perceves, os ouriços, os búzios, são exemplares na frescura e na qualidade, tão irrepreensíveis como na preparação e empratamento. Experimente o magnífico arroz de manteiga ou os caldosos de vária natureza feitos na textura e abertura certas. O peixe no Miguel é sempre uma cantiga do Mar que merece ser saboreada. E até a carne, não escapa à excelência da matéria-prima e do rigor da cozinha do Miguel.

IMG_1545

Belíssimas sobremesas e uma carta de vinhos ampla, com exemplares de todas as regiões a preços mais do que justos.

Não admira, portanto, que o Miguel esteja sempre repleto de celebridades. Mas o que fez furor na pacata comunidade matosinhense foi a inopinada visita da deslumbrante mulher de Iker Casillas, a belíssima Sara Carbonero.
E claro, nada disto aconteceu por acaso. Mas antes e simplesmente… pela importância de se chamar Miguel. Um homem de trabalho que ganhou mais fama do que a própria casa em que tão bem trabalha.

Ao grande Miguel uma única sugestão. Que nunca se tente pelas carbonaras que não são precisas no seu Santuário. Mas bem pode inventar um lavagante. Ou uma lagosta à Carbonero. Será certamente de comer e chorar por mais!

marisqueira2

A Marisqueira de Matosinhos
Rua Roberto Ivens 717
4450-255 Matosinhos
Tlf.: 229 381 763
E-mail: [email protected]